sexta-feira, 21 de maio de 2010

Governador Jaques Wagner recebe Medalha de Honra ao Mérito


No dia 19 de maio, comemora-se o Dia do Defensor Público. A data foi escolhida em alusão ao Dia de Santo Ivo, conhecido como “o advogado dos pobres”. Na Bahia, a data foi comemorada com festa pelos defensores. Na noite desta quarta-feira (19), no Hotel Pestana, em Salvador, defensores de capital e do interior se reuniram numa cerimônia que homenageou personalidades que contribuíram significativamente para o fortalecimento das defensorias no Brasil. Foram condecorados com a Medalha de Honra ao Mérito Defensorial, ex-defensores públicos gerais da Bahia, o presidente Lula e o governador Jaques Wagner.
De acordo com a defensora pública-geral da Bahia, Tereza Cristina Almeida Ferreira, a instituição ampliou suas atividades nos últimos anos. “Os avanços foram fundamentais e inevitáveis, frutos de um grande diálogo proposto com o governo estadual. Entre eles, o aumento de mais de 100% o número de defensores públicos ao longo de quatro anos. Nós tínhamos 98 defensores, hoje temos duzentos”. Somente no ano de 2009, a Defensoria Pública baiana realizou 598 mil atendimentos, nas mais diferentes áreas de atuação.
O governador Jaques Wagner reiterou o reconhecimento aos defensores baianos. “A carreira dos defensores é indispensável para dar o acesso à justiça e à cidadania a todas as pessoas, em especial, os mais carentes”.
Wagner ainda lembrou da atuação do deputado Paulo Jackson. “Hoje, completa exatos 10 anos da morte do deputado Paulo Jackson, que foi um grande defensor do povo baiano”.
Quanto a ampliação das atividades no interior, a contratação de mais defensores, por meio de processo seletivo, irá favorecer ainda mais os trabalhos. “Estamos definindo a realização de um novo concurso público, fortalecendo a nossa atuação. Serão 50 vagas. A publicação do edital deverá acontecer em junho. Mas a maior consagração da nossa gestão será a inauguração breve no nosso centro integrado de atendimento, em Salvador ”, diz Tereza Cristina.
Além da capital baiana, a Defensoria Pública da Bahia possui outras 5 regionais no Estado: Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna e Senhor do Bonfim. Todas elas com subcoordenações com o objetivo de contemplar os 417 municípios.
Gil Braga é defensor público do Estado no município de Serrinha. Ele foi aprovado no concurso público realizado em 2006, mas apenas em maio de 2008 foi convocado. “Estamos fazendo um trabalho especialmente voltado ao cidadão que vive na zona rural. Levando atendimento jurídico às pessoas que, na grande maioria, são carentes”.

Fonte: AGECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário