sábado, 15 de maio de 2010

PT oficializa composições majoritária e proporcionais no próximo final de semana

Congresso Estadual do partido acontece nos dias 15 e 16, no Hotel Fiesta

O Partido dos Trabalhadores realiza seu Congresso Estadual nos próximos dias 15 e 16 de maio. A atividade acontece no Hotel Fiesta, e terá como pauta a política de alianças; a tática eleitoral e a composição das coligações majoritária e proporcionais.

Irá deliberar ainda sobre as diretrizes e o programa de governo, além das orientações para o funcionamento dos Grupos de Trabalho Eleitoral Regionais e a estruturação da campanha.

O evento será aberto no sábado (15), a partir das 9h, com credenciamento e hospedagem dos delegados. A plenária de abertura está marcada para 11h. À tarde serão realizadas plenárias sobre conjuntura, estratégia, tática eleitoral e política de alianças. A homologação do nome do governador Jaques Wagner para reeleição acontece no domingo (16), a partir de 9h.

A atividade contará com a participação de 350 delegados já indicados pelas chapas que disputaram o PED 2009. Estarão presentes, ainda, o Secretário Geral do PT, José Eduardo Cardoso; o ex-ministro da Saúde e pré-candidato a Senador de Pernambuco, Humberto Costa, além de dirigentes dos partidos aliados.

Partido irá unificado ao Congresso

A Executiva Estadual do PT realizou, nas duas últimas semanas, uma série de movimentações e diálogos, objetivando construir uma posição partidária unificada. As conversas convergem no sentido de que a definição da candidatura ao Senado será decidida em uma instância partidária, descartando qualquer possibilidade de prévias. “Não há condições políticas, materiais e operacionais, além de ser inconveniente para nossa estratégia eleitoral”, explica o presidente estadual do PT, Jonas Paulo.

A avaliação é que não há porque polarizar no processo de escolha de uma candidatura que não é central - “o prioritário já está definido, que são as candidaturas à presidência e ao governo do estado”, defende o presidente do partido.

Tecnicamente, o Encontro Estadual pode deliberar sobre um nome consensual; sobre a definição de que o candidato é do partido, ou ainda delegar a uma instância partidária a deliberação sobre o tema – o Diretório, por exemplo, articulado com os aliados.

Secom - PT Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário